segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ogre Designer's Edition

Por Evaldo Vasconcelos

Jogo clássico de Steve Jackson e reeditado via Kickstarter.


O título foi o primeiro desenvolvido por Steve Jackson. Lançado em 1977, passou anos fora de catálogo, apesar de vários pedidos de fãs por uma reedição do jogo.

Ogre utilizava um sistema de posicionamento hexagonal (similar ao utilizado no RPG GURPS, do mesmo autor). Na versão básica, um dos jogadores controla uma tropa de veículos blindados enquanto o adversário controla apenas uma unidade militar: o Ogre. Pode parecer desequilibrado, até que você descobre que ele é um super-tanque com uma quantidade absurda de armas e uma blindagem super reforçada. Algo capaz de, facilmente, destruir uma cidade ou exército inimigo.

O estilo de jogo assimétrico, além do caráter histórico de ser o jogos de estréia de Jackson, deu a Ogre o status de cult entre os wargamers. Outro fator que aumentou o interesse por ele foi o longo período o jogo que passou fora de catálogo.

Em 2008, Steve Jackson começou a trabalhar em uma nova edição, tão grande e bonita quanto qualquer wargame jamais visto. A página da “designer’s edition” no Kickstarter promete uma caixa gigante cheia de componentes — mapas, tokens, miniaturas, etc — com uma qualidade similar as componentes premium da Games Workshop incluindo a reimpressão de Space Hulk.


A SJG não é o tipo de companhia independente que você costuma ver no Kickstarter e muitos perguntaram o por que de Steve Jackson relançar seu projeto pela plataforma de croudfunding. O principal fator é que Ogre é o tipo de jogo de nicho pelo qual um lançamento via crowdfunding é mais seguro que assumir os riscos de um lançamento em grande escala. Jackson deu mais 3 motivos para justificar a estratégia:
A margem de lucro desse jogo é baixa, então o estúdio teve que ser conservador nos seus planos em relação a ele. Serão impressas apenas 3000 unidades, que é a quantidade mínima que o estúdio garante conseguir vender em um ano.

Houveram muitos pedidos para disponibilizar o jogo para pré-compra, o que não é política do estúdio no momento. Usando o Kickstarter, um sistema de pré-compra é disponibilizado automaticamente.

Já que o Kickstarter possui objetivos delimitados, isso permite que mais componentes sejam desenvolvidos para o jogo com a certeza de que serão escoados.
O objetivo inicialmente era 20.000 dólares, para que os dois mapas dupla-face pudessem ser transformados em 4 mapas com um lado apenas, o que dobra a área de jogo potencial.
Foram arrecadados U$258.579, até o fechamento dessa matéria, com 18 dias para o encerramento do projeto.

Mais , nem tudo são flores no mundo dos boardgames, principalmente para os jogadores brasileiros.

Devido ao tamanho da caixa o jogo não está disponível para envio fora dos Estados Unidos.

Imagens: Kickstarter

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

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