quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais (muito mais) sobre Discworld: Ankh-Morpork!


Você já leu aqui no blog que será lançado durante a feira de Essen deste ano o tão esperado jogo Discworld: Ankh-Morpork.

Criado por Martin Wallace (Steam, Rise of Empires), Ankh-Morpork é um jogo baseado na maior cidade da série de livros Discworld (de Terry Pratchett)


O jogo mal foi lançado oficialmente e o designer já está trabalhando em um versão de luxo com peões de resina.


Produzido pela Treefrog Games, Ankh-Morpork: Collector’s Edition trará arte diferente na caixa, um mapa maior e um poster com a arte do jogo.

Segundo a editora, a edição de colecionador evita o uso do número oito (por razões bem conhecidas pelos fãs de Discworld). Por essa mudança, tanto o dado quanto as cartas do jogo tiveram que ser especialmente refeitos de forma a trocar o 8 por "7a".

Para completar, a FunBox teve uma rápida conversa com o criador do jogo para obter mais detalhes do jogo. Confiram!

FunBox: Olá Martin, você pode nos contar como está a preparação para o lançamento de Ankh-Morpork em Essen? Quais são suas expectativas?

Martin Wallace: Está tudo indo bem com os preparativos de Ankh Morpork. O jogo estará pronto para lançamento em setembro, na verdade. Cheguei a colocar algumas cópias em algumas convenções e a resposta tem sido excelente. Acredito que ele provará ser um jogo popular tanto com os jogadores experientes quanto os novatos.

FunBox: E quais foram suas inspirações para criar este jogo? Você pode nos contar um pouco de como foi criar este título?

Martin Wallace: Minha maior inspiração em fazer este jogo foi ganhar dinheiro - não há muito dinheiro no mundo dos jogos. Um amigo me sugeriu o tema e então, eu li muito e cheguei em um design. Após isso, consegui a permissão de Terry Pratchett para produzir o título. Originalmente o jogo era para ser similar ao London, mas tive que fazer algumas mudanças para que o tema se encaixasse. O jogo é bem mais simples que London, e tentei ao máximo fazer com que cada personagem no jogo fizesse o que ele/ela faz nos livros - assim ninguém me acusa de copiar e colar um tema em um jogo já desenvolvido.

FunBox: Martin, quando você cria um novo jogo, como Ankh-Morpork, quais são seus maiores desafios?

Martin Wallace: Para mim, o desafio em um novo jogo é sempre o mesmo - como melhor capturar a experiência do tema no menor conjunto de regras possível. Sei que alguns de meus jogos não são tão simples, mas é porque normalmente o tema também é complexo (como em God's Playground). O próximo problema é como chegar em um conjunto de mecanismos que funcionem e que não sejam tão semelhante com o último jogo que criei - sempre estou procurando jeitos diferentes de solucionar os mesmos problemas. Finalmente, o último desafio é tentar chegar em um jogo que é divertido para ser jogado. É fácil fazer um jogo que funcione, mas é muito difícil fazer um que você queira jogar de novo e de novo.

FunBox: E falando em novos jogos, você pode nos falar um pouquinho sobre as novidades da Treefrog?

Martin Wallace: Lançamos o A Few Acres of Snow em junho. É um jogo para duas pessoas ambientado na guerra entre a Grã Bretanha e a França, na América do Norte. Ele usa uma mecânica de construção de baralhos como em Dominion. Estou muito satisfeito com a maneira que ele funciona - é rápido e desafiador. Também lançamos dois novos mapas para Age of Industry, um ambientado no Japão, e o outro em Minnesota.

Após isso, virá o Ankh-Morpork. Infelizmente não posso falar ainda sobre os lançamentos do próximo ano - mas se tudo sair como planejado, eles serão especiais.

FunBox: Antes de encerrarmos, Martin, que mensagem você poderia deixar para seus fãs no Brasil que querem um dia ser designer de jogos?

Martin Wallace: Eu sempre dou o mesmo conselho para quem quer ser um designer - não aposte mais dinheiro do que você possa perder. Hoje é muito mais difícil ser um designer de sucesso do que quando comecei, há mais ou menos 20 anos. Há muitos designers por aí, e a competição é dura. É como ser uma banda de rock, você precisa esperar o momento que o tornará famoso. Então, você precisa ser muito paciente e continuar trabalhando nisso. Venho trabalhando por tantos anos e ainda não sou um homem rico.

FunBox: Muito obrigado Martin pela bem humorada entrevista e estamos ansiosos para jogar Discworld: Ankh-Morpork!

Curioso sobre este título? Clique aqui para baixar o manual de regras. Ou visite nosso canal do YouTube para assistir a uma entrevista (em inglês) com o autor sobre o jogo.

Entrevista (Parte 1)

Entrevista (Parte 2)

Dragon's Gold e Lost Temple

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

A editora White Goblin lança dois títulos de Bruno Faidutti.


Dragon's Gold


Derrotar Dragões e juntar tesouros!
Cada jogador faz parte de um destemido grupo de aventureiros caçadores de dragões. Mas, após abater a criatura é que começa a verdadeira aventura, pois agora, os participantes terão que negociar para dividir o tesouro da criatura.

Cada um dos personagens (dois cavaleiros, um ladino e um mago) tentara através de negociação obter a melhor parte do butim, composto de: outro, prata, jóias e objetos mágicos.


Este título na verdade é um relançamento. Criado por Bruno Faidutti (Citadels, Ad Astra e Warrior Knights), Dragon's Gold foi lançado em 2001 e estava fora de catálogo.

A nova edição da White Goblin vem com um acabamento muito superior a edição original.

Lost Temple


Participe da exploração selva a dentro em busca do templo perdido.

Armado apenas com um cutelo você deve explorar a mata desconhecida e conseguir a simpatia da população nativa para ajuda-lo achar a localização.

Na densa selva do sudeste asiático você deve ser sábio ao fazer suas escolhas. Para simular esta ajuda dos habitantes na selva há cartas que representam suas contribuições a sua missão.


Lost Temple utiliza uma mecânica de escolha de personagens (similar ao utilizado em Citadels). Neste novo título de Faidutti os personagens disponíveis são: shaman, thief, seer, priest, elder, craftsman, scout, canoe e child.

(fonte)

Before the wind

Por Vince Vader do blog Game Analyticz

Comprei esse jogo na HRAS em Praga, mas só fui jogar hoje. Before the wind é um cardgame com temática de marinha mercante onde cada jogador comanda um armazém que deve abastecer barcos nas docas holandesas.


Basicamente o game funciona com uma série de rounds onde os jogadores compram e negociam trocas de cartas de ação. Estas cartas de ação permitem realizar a sequência para marcação de pontos que é: comprar produtos, estocar no armazém e depositar no barco que está partindo.


Há ainda cartas com poderes especiais que permitem influenciar o jogo dos oponentes, porém nada que desbalanceia a mecânica do game. `


Gostei bastante do jogo, apesar de que ele é um pouco lento e demora um pouco para a partida engatar. A arte é bem bonita e os componentes são show de bola. Imagens do BGG e um shot especial com instagram na última foto.

Quer conhecer este título? Venha jogá-lo na FunBox!

(fonte)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novidades da Eagle Games

A Eagle Games, produtora de Through the Ages, tem duas novidades para este ano!

A primeira, é uma expansão para o Age of Empires III.


The Age of Discovery: Builder Expansion incluirá mais um jogador (com a cor roxa) e aumentar a experiência do jogo para até 6 jogadores. O jogo trará:

  • 20 novos capital buildings
  • 34 edifícios básicos
  • 60 especialistas construtores em 6 cores
  • 6 novos contadores de vantagem nacional
  • 1 manual de regras

A segunda notícia é o lançamento de New England Railways.


Este título o colocará no papel de um investidor ferroviário, atolado em empréstimos, enquanto você tentará manter um bom fluxo de caixa e pagar as dívidas.

O jogo se passa nos EUA dos anos 1800 e bolinha e tem cheiro e sabor de jogo do Martin Wallace.

A editora nada disse ainda quem é o autor do jogo, mas há possibilidades de que ele seja uma republicação do jogo de Wallace feito em 2000 com o mesmo nome (pela Winsome Games).


Não faz a menor idéia de quem é Martin Wallace? Pois venha jogar Steam na FunBox! Também assista a um video explicativo (em inglês) em nosso canal do YouTube!


Timeline

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Asmodee Editions anunciou recentemente mais um título.


Com um acabamento e arte primorosos, o novo jogo deve agradar em cheio os fãs de Dixit e já entra direto na nossa lista de jogos recomendados para ensinar crianças.

A embalagem lembra bastante as latas de jogos da Gamewright como Forbidden Island.
Timeline é um jogo de cartas criado por Frédéric Henry (The Adventurers: The Temple of Chac, Rush n' Crush e Asteroyds).

O jogo é composto de cartas que representam invenções e descobertas da humanidade (lâmpada, óculos, roda, vidro, pólvora, etc). Em cada partida uma carta é posta no centro da mesa e os jogadores recebem uma mão de cartas iniciais. A partir daí cada um deve tentar lembrar ou adivinhar a data de invenção das suas cartas. Para simboliar isso, devem possiciona-las a direita ou a esquerda das que já estão na mesa. Cartas corretamente posicionadas ficam na mesa e as erradas obrigam o jogador a comprar novas cartas aumentando sua mão.


Quem baixar todas as cartas primeiro é o vencedor.

Timeline é composto de 109 cartas e pode ser jogado por duas a oito pessoas. O tempo médio de uma partida é de 15 minutos.

O jogo será lançado em setembro nos Estados Unidos.

Quer conhecer outros títulos do mesmo autor? Venha jogar The Adventurers na FunBox!

Sobre The Adventurers: The Temple of Chac: Sinta-se um verdadeiro Indiana Jones neste eletrizante jogo de aventura!


(fonte)

Days of Wonder anuncia dois mapas da coleção de Ticket to Ride

Por tmgd do blog Firepigeon


Foi desvendada mais alguma informação sobre o lançamento, já aqui anunciado anteriormente, dos novos mapas para o jogo Ticket to Ride.

O primeiro vencedor foi o autor do mapa “Legendary Asia”, que tem algumas rotas com montanha, em que um ou mais espaços estão marcados com um X. Sempre que um jogador reclama uma dessas rotas tem de colocar um comboio da sua reserva numa área do tabuleiro reservada para o efeito, ganhando com isso dois pontos mas perdendo esse comboio até ao final do jogo. O jogador que ligar mais cidades numa única rede ganha um bônus de 10 pontos.


O segundo vencedor foi o autor do mapa “India”, para 2-4 jogadores. Em adição aos pontos reclamados por completar rotas e bilhetes, um jogador pode ganhar pontos de duas outras formas. Em primeiro, o jogador com o maior caminho de comboios recebe 10 pontos de bônus. Em segundo, cada jogador ganha pontos por ligar cidades com um ou mais bilhetes a duas rotas distintas.

Assim se ligares Dhubri e Mangalore com duas rotas distintas (e tiveres os bilhetes de destino que liguem essas duas estações!), então ganhas pontos de bônus em adição aos 12 pontos do bilhete. Os primeiros dois bilhetes desses gênero recebem cada um 5 pontos adicionais e os três seguintes ganham cada um dez pontos para um máximo de 40 pontos de bônus.


Ainda não conhece os jogos da série Ticket to Ride? Venha jogá-los na FunBox!

Sobre Ticket to Ride: Premiado como Jogo do Ano em 2004, neste jogo cada jogador é um viajante de trem pelos EUA. Ganha quem conseguir viajar montar seus caminhos e ir com sucesso para o maior número de destinos.


(fonte)

Galápagos e suas novidades

Por Cacá do blog E Aí, Tem Jogo?

É sempre legal acompanharmos as empresas nacionais independentes começarem a programar seus lançamentos e vermos que a tendência é cada vez mais termos novidades no mercado dos jogos de tabuleiro.


Hoje recebemos a programação da Galápagos Jogos ainda para esse ano. Primeiro aproveitando a onda do UFC sai O Último Grande Campeão.

Nesse os jogadores se tornam lutadores onde podem dar socos, chutes, imobilizar os adversários para se tornarem membros do Hall da Fama. Um filler que dura no máximo 45 minutos e conta com dados personalizados e cartas com uma arte bem bacana.


O segundo grande lançamento é o Robin-Hood. Esse é uma reimplementação do Jogo da Fronteira dos já consagrados André Zatz e Sergio Halaban.

Além de uma temática totalmente diferente o jogo conta com novos elementos e regras para dar uma revisitada interessante a esse jogo super divertido.


Ainda teremos mais dois lançamentos, mas vamos liberar as informações mais pra frente quando o pessoal da Galápagos mandar imagens e mais detalhes.

Aqui no blog fica o desejo de sucesso, e que o catálogo da Galápagos (que já conta com o ótimo Recicle, o Máfia e o Brasilis) aumente ainda mais, e continue dando força aos autores nacionais.

(fonte)

Funkenschlag: Die ersten Funken – Novo Friedemann

Por abruk do blog JogoEu

Friedemann Friese é um criador alemão com uma capilaridade muito excêntrica… como a imagem seguinte documenta!


Todos os anos, por altura, aproveita a feira internacional de Essen, para estrear um ou mais jogos novos. Este ano não foge à regra, no entanto, o grande sucesso de Friese, Funkenschalg ou Power Grid como é mais conhecido (tem uma versão portuguesa – Alta Tensão), continua a ser o seu trabalho mais reconhecido entre a comunidade de jogadores. Ao mesmo tempo que lhe granjeia prestígio e euros, apoquenta-o como um fantasma. O espectro do Alta Tensão todos os anos é decalcado nas suas novas ideias lúdicas e é por ele que normalmente Friese é avaliado. Um jugo pesado, e injusto quanto a mim, para um criador que teve a fortuna de criar um daqueles jogos que, à semelhança daqueles golos a 40m da baliza, só acontece uma vez na vida.


Este ano Friese decidiu pegar nos mecanismos de Power Grid, que tantos proveitos lhe têm trazido, e transporta-nos para a idade da pedra (Die ersten Funken quer dizer A Primeira Faísca). Quem já o jogou fala-nos de uma experiência de jogo mais direto, mais rápido, onde os jogadores se vêem confrontados com a necessidade de decidir sobre muitas variáveis, diretamente relacionadas com a evolução da tribo que lideram: Quais as cartas de tecnologia mais vantajosas? Qual o melhor momento para aumentar os elementos da sua tribo? Que zonas de caça proporcionam mais alimento?


O fim do jogo acontece quando um dos jogadores consegue formar uma tribo com 13 elementos.

Muitas decisões difíceis num jogo que parece ser “orelhudo”, a prometer dar que falar nesta feira de Essen!

(fonte)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hora de rodar com Swivel


A americana Patch Products lançou recentemente um jogo que apesar de ter uma mecânica de Jogo da Velha, parece ser interessante.

Swivel é um jogo abstrato em que, no seu turno, você deverá tirar uma peça colorida de um saco e colocá-la no tabuleiro e/ou girá-lo.

No início do jogo, cada um começa com uma cor secreta que é o seu único objetivo para formar uma sequência.


Swivel é um jogo para 2 a 4 pessoas e tem tempo médio de 20 minutos.

Quer conhecer outros títulos desta editora? Venha para a FunBox jogar Repeat Pete!

Sobre Repeat Pete: Um jogo super divertido onde sua memória será testada ao limite! Repita-pita tudo que foi feito-eito até então! Vale até sanduíche-iche!


Small World: Underground

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Novas raças e habilidades nesta nova versão de um dos maiores sucessos dos jogos de tabuleiro.


Lançado em julho nos Estados Unidos, Small World: Underground promete agradar veteranos e novatos. O jogo tem a mesma premissa da edição anterior, mas com alguns acréscimos nas regras. A primeira delas é uma lista totalmente nova de raças e habilidades.


Os novos habitantes são:

  • Gnomes
  • Shadow Mimes
  • Cultists
  • Drows 
  • Mummies
  • Spiderines
  • Shrooms
  • Flames
  • Mudmen
  • Ogres
  • Krakens
  • Lizardmen
  • Iron Dwarves
  • Liches 
  • Will-o'-Wisps
O mapa também tem um formato completamente novo. Agora, ao invés de um pequeno lago ao centro, há um rio que atravessa o cenário e, diferente do lago, este rio pode ser atravessado posicionando-se uma tropa em um de seus trechos (A tropa não conta pontos no final da rodada e pode ser movimentada em rodadas posteriores).

Outra mudança que acrescenta muita estratégia ao jogo são os powerful places e as righteous relics. Ao invés de ter regiões ocupadas pelas "lost tribes" há regiões ocupadas por monstros que, ao serem conquistadas pela primeira vez permitem que o jogador ganhe aleatoriamente uma habilidade ligada a região que lhe garante bônus enquanto mantiver o seu domínio e uma righteous relic (um item que também garante bônus, mas que pode ser movido pelo tabuleiro com as peças e cair em mãos de outros jogadores).


(fonte)

Adaptação: Caverna do Dragão para Hero Quest – Sheila

Por O Druída do blog O Clérigo e a Ordem do RPG


Olá galera. Depois de algum tempo voltamos com nossa adaptação de Caverna do Dragão para Hero Quest. Hoje vamos trazer uma personagem feminina, Sheila, a ladina.

Sheila é irmã de Bobby e superprotetora com o irmão. Exceto por Presto, é a personagem mais insegura e indecisa da série. De personalidade sensível e delicada parece esconder uma paixão por Hank, embora isso nunca tenha sido confirmado.

Ela é uma personagem muito pouco explorada, sendo largamente utilizada apenas como um "personagem de apoio", sempre em segundo plano em relação aos eventos principais da série. Parte disso pode ser o fato do preconceito que Caverna do Dragão sofria na época, tanto que as versões em espanhol da série apresentam Sheila como uma ilusionista e não como uma ladina.

Carta de Personagem.

Ela recebeu um manto mágico que a deixa completamente invisível. Sem dúvida uma das armas do poder mais úteis da série.

Carta de Artefato

Pessoal, é isso aí. Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post =D...

Você sabia que a FunBox é o único lugar que você consegue alugar uma cópia em português de HeroQuest com miniaturas importadas?

Sobre HeroQuest: Neste clássico da década de 80, você e seus amigos participarão de diversas aventuras orquestradas pelo maquiavélico mago Zargon!


(fonte)

Pássaros

Por Vince Vader do blog Game Analyticz

Jogo que chegou recentemente ao mercado nacional e que vem assinado pelo amigo Marcos Macri. Testamos o protótipo desse game no ano passado quando ele levava o nome provisório de Butterfly. Pássaros é um game de estratégia leve que usa Card Drafting, Hand Management e Set Collection. Joga-se de 2 a 5 players e possui modo básico e avançado.


Reproduzo o texto do site que descreve a ambientação do jogo: "O sonho de voar, alcançado pelo homem meras décadas atrás, sempre esteve ao alcance dos Pássaros e por isso, os homens sempre quiseram estar próximos a eles, tanto que a observação de pássaros é um dos hobbies mais praticados no mundo. Em Pássaros de Marcos Macri você é um fotografo competindo com seus pares para conseguir a mais valiosa coleção de fotos de pássaros brasileiros, em um jogo com ricas imagens de aves nativas e natureza brasileira."


Interessou? Acesse o site da Ceilikan e compre já.

Ou venha testá-lo na FunBox!

Parabéns ao amigo Macri!

(fonte)

Video Resenha: Episódio 4 - Dominion

Por delibriand do blog aBoard Games


Jogo gentilmente cedido pela FunBox Ludolocadora.

Link no BoardGameGeek.com

(fonte)

Inauguração da aBoard Games!

Por delibriand do blog aBoard Games


E finalmente depois de 3 episódios as vídeo-resenhas em português de jogos de tabuleiro tem uma casa fixa!


Gentilmente também formamos uma parceria com a FunBox, a única ludolocadora do Brasil. Teremos disponíveis para os próximas resenhas todo o acervo de mais de 400 jogos da FunBox, então subitamente temos muito material para cobrir.

Os vídeos serão publicados diretamente aqui no site, então guarde o endereço para futuros acessos. Aproveitem o espaço para deixar comentários, responder as enquetes e divulgar o site. Quem preferir pode utilizar diretamente o youtube, se inscrevendo no canal e deixando seu comentário dentro dos vídeos.

Todas as resenhas são livres, Creative Commons, então sintam-se livres para postar os vídeos diretamente em qualquer lugar, sem nenhuma restrição!

Atualmente o plano é publicar ao menos 2 vídeo-resenhas por mês. Futuramente podemos começar a fazer resenhas escritas, mas por enquanto iremos nos focar nos vídeos. Um podcast e resenhas de outras pessoas publicadas no blog também estão sendo considerados.

(fonte)

Segunda é dia de rapidinhas!

Por Cacá, do blog E Aí, Tem Jogo?

— A Fantasy Flight acabou de criar o hotsite do REX, o mais novo jogo baseado no universo do Twilight Imperium mas com mecânicas similares ao Dune. Agora é esperar pelas regras!


— A Hasbro Internacional já divulgou as regras do RISK Legacy. Aparentemente a idéia de customizar as partidas parece funcionar legal, embora dê ao jogo uma vida útil de 15 partidas a idéia é promissora.

— As vídeo-resenhas do Pedro e da Mari agora tem casa própria e parceria com o acervo da FunBox. E para comemorar eles lançaram a resenha do Dominion, divirtam-se.


(fonte)

domingo, 28 de agosto de 2011

E agora, quem poderá nos defender?

Enquanto no Brasil, o Pinguim joga criptonita no Superman, a editora americana Greater Than Games está para lançar um jogo que está fazendo bastante barulho por aí.


Sentinels of the Multiverse é um jogo cooperativo de cartas com gostinho de quadrinhos. Cada jogador será um dos 10 super heróis, e juntos combaterão um dos vilões em um dos 4 diferentes ambientes do jogo.


O jogo conta a história de um cientista louco que deixa o mundo refém com sua invenções aterrorizantes, um alienígena que traz um exército infinito para conquistar a Terra e um robô gigante que vai sair destruindo tudo a sua frente!


E quem poderá nos defender? Chapolin Colorado? Não! Um time de heróis com super poderes!

Sentinels of the Multiverse é um jogo para 2 a 5 super heróis e tem tempo médio de 60 minutos.

Está curioso sobre este título?

Clique aqui para baixar o manual de regras do jogo (em inglês).

Ou clique aqui para assistir a um super vídeo (em inglês) em nosso canal do YouTube.